Relato da reunião do COUNI para suspensão do calendário acadêmico



Com informações da Assessoria de Comunicação do Câmpus Francisco Beltrão:

O representante do Câmpus Francisco Beltrão no Conselho Universitário, Prof. Hernan Vielmo, repassa, abaixo, informações sobre a Reunião do COUNI da última sexta-feira, dia 29/06/12, em que foi pauta o tema: calendário acadêmico.



Após a abertura da sessão, o Presidente do COUNI apresentou ao Conselho uma solicitação para a participação de representantes de várias categorias da UTFPR (sindicatos, docentes, técnicos administrativos e discentes) na referida sessão, os quais se encontravam à porta do prédio do COUNI em grande mobilização, visto que havia sido acordado, anteriormente, que essas categorias teriam um espaço de 5 minutos para apresentação de suas reivindicações.Além dessa participação, já acordada, essas categorias pleitearam a permanência de seus representantes durante toda a sessão do COUNI. O Presidente colocou em votação aberta e o resultado foi um empate, ou seja, dos 41 conselheiros presentes, 20 votaram pela participação destes representantes (me incluo neste grupo) e 20 votaram pela não participação. Assim sendo, o voto "minerva" coube ao Presidente do Conselho, que, com base no Regulamento do COUNI, optou pela não participação destes representantes. Isso desencadeou uma solicitação, por parte dos Conselheiros que votaram a favor, para que fosse declarado o voto em Ata (passou-se lista para que os Conselheiros que quisessem declarar o voto, assim o fizessem).Observou-se que a negativa da participação, durante toda a sessão, dos representantes das categorias, ocasionou um descontentamento por parte deles. Esse descontentamento ocasionou, ainda, por parte da categoria discente, a entrada não autorizada no recinto da reunião, a qual foi temporariamente interrompida, retomando as discussões somente após a saída dos manifestantes.Apesar de o Conselho não autorizar a participação dos representantes dessas categorias durante toda a sessão, as mesmas puderam se manifestar aos Conselheiros por durante 5 minutos. Foram 5 representantes que se pronunciaram, sendo que, após, se ausentaram da sessão.É importante destacar que, apesar de ter sido uma sessão longa para um único assunto em pauta, ficou claro que os Conselheiros tinham noção que o calendário deveria ser suspenso. O que causou o alongamento da sessão foi a discussão de qual situação afetaria menos os envolvidos na greve, em especial, os alunos que apoiaram a greve e não frequentaram as aulas dos professores não grevistas.Como resultado final, o Conselho chegou a uma decisão única e unânime, construída durante a sessão, qual seja: a suspensão imediata do calendário acadêmico - decisão que implica em uma série de situações que serão gerenciadas pelas Pró-Reitorias de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD) e Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG).  
O que ficou muito claro é que os alunos não serão, em hipótese alguma, prejudicados.Após este breve relato, coloco-me à disposição de todos para outros esclarecimentos. Um grande abraço a todos.


Prof. Hernan Vielmo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paralisação Nacional 03 de abril 2024

 

As mais lidas