Momento Histórico na UTFPR

No dia 31 de julho de 2012 foi realizado na UTFPR, Campus Curitiba, pelos servidores técnico-administrativos um grande ato de acordo com o calendário da FASUBRA para chamar atenção para nossa pauta nacional e local.

Dois ônibus vieram do interior, com cerca de 80 servidores, que tiveram uma solidária recepção pelos colegas de Curitiba, que as 06h da manhã já estavam aguardando e preparando um café da manhã para os viajantes, animados apesar de uma exaustiva viagem de mais de 12 horas, na maior disposição e energia para o grande ato que se seguiu.

Após o café os servidores se organizaram para iniciar as atividades deste dia. Com muito barulho de apitos e cornetas, todos os servidores se concentraram, no primeiro momento, em frente ao DIRGTI (antiga AINFO). A intenção era desligar todo o Sistema Institucional, uma ação que atingiria todos os Câmpus. Não houve acordo com os chefes do setor em desligar o Sistema, porém os colegas técnico-administrativos acabaram neste dia por aderir ao movimento deixando vazia a Diretoria de Gestão e Tecnologia.

Esvaziamento semelhante ocorreu no departamento vizinho após argumentação dos combativos companheiros grevistas. O bloco inteiro foi esvaziado e lacrado desde a manhã até o final do dia, ficando impossibilitada a entrada de qualquer servidor.

O próximo ato foi o fechamento de setores como Secretaria, Biblioteca e COTED, após um debate de convencimento.  Outros setores como a Gráfica, Setor Médico, Ensino à Distância, Assessoria de Comunicação, COGET, Patrimônio, entre outros já estavam fechados, sem expediente, o que impediu o enfrentamento de ideias.

A grande surpresa aconteceu no Bloco J, onde ficam vários setores da Reitoria e do Campus Curitiba, apagaram fecharam as portas e apagaram as luzes quando começou o apitaço neste bloco e mantiveram suas atividades, mesmo sem luz, apesar dos servidores grevistas insistirem em dialogar.

Sendo assim, o que restou ao movimento foi bloquear as portas após o almoço, impossibilitando a entrada de todos os servidores. Nas portas de entrada foram colocadas faixas que lembravam as promessas de campanha. Vários servidores retornaram do almoço, porém, sem acesso aos seus locais de trabalho, permaneceram do lado de fora esperando ou foram embora.

Um colega grevista com mais de 25 anos de instituição observou que esta foi a primeira vez que um movimento grevista de técnico-administrativos fez esta Universidade parar de fato suas atividades administrativas. Às 15h o Câmpus estava totalmente parado.

Às 16h iniciou-se a Assembléia Geral com todos os participantes deste movimento, contabilizando mais de 100 servidores. Foi feita uma análise sobre o movimento e sobre as reivindicações do movimento paredista e a conclusão foi de que os objetivos foram atingidos graças à união e participação cada vez maior de servidores, que se torna a cada dia mais coeso e forte, vislumbrando o surgimento de novas lideranças e colegas comprometidos com esta luta.

A Seção Sindical, os delegados dos Câmpus e o comando de greve agradecem àqueles que se deslocaram das suas cidades para fortalecer o movimento e aos colegas de Curitiba que trabalharam para que este ato acontecesse com sucesso!

Agradecem ainda, a presença dos comprometidos colegas que ajudaram na construção deste ato pacífico, e que efetivamente contribuiu na quebra de paradigmas buscando incluir cada vez mais vozes na construção de uma UTFPR democrática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paralisação Nacional 03 de abril 2024

 

As mais lidas