Brasília: acampados fazem marcha na Esplanada dos Ministérios

 
Em torno de 1.500 trabalhadores técnico-administrativos em educação das universidades brasileiras fez hoje (09), na Esplanada dos Ministérios, uma marcha para forçar o Governo Federal a abrir as negociações da Campanha Salarial. 

Com informações do SINUTEF Paraná e Fasubra.
A passeata partiu do acampamento da greve, que foi iniciado nesta terça-feira (09), percorreu parte do Eixo Monumental e passou em frente ao prédio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), onde funciona a Secretaria de Recursos Humanos.


Lá os manifestantes entoaram palavras de ordem exigindo o atendimento da pauta de reivindicações da Campanha Salarial, fizeram um novo vuvuzelaço, soltaram fogos de artifício para chamar a atenção da sociedade e protestaram quanto à judicialização da greve ocorrida na última segunda-feira.


Em seguida a caminhada dirigiu-se para o Ministério da Educação, para exigir uma contraproposta por parte do Governo. A pressão surtiu efeito, e quando os técnico-administrativos voltavam para o acampamento, a direção da FASUBRA ocupou os microfones do carro de som para anunciar que o ministro da educação Fernando Haddad, irá receber nesta quarta-feira (10), às 09h30 uma comissão da Federação para debater o movimento paredista. A expectativa é de que haja de fato negociação com a FASUBRA, pois a categoria não admite mais que este processo seja protelado pelo Governo Federal.


Cemitério – O Acampamento da Greve da FASUBRA é mais uma oportunidade que a categoria encontrou para protestar contra os PL 1749/11. O Projeto de Lei já tramita no Congresso Nacional e possibilita a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH. Para isso foi montado no local do acampamento um cemitério com 45 cruzes que representam a “morte” dos hospitais universitários que poderão ser administrados por uma empresa privada, o que dará início à privatização dos hospitais, à redução da autonomia universitária, e poderá ocasionar dupla porta de entrada de servidores, prejudicando o Regime Jurídico, que proporciona efetividade e estabilidade aos trabalhadores administrativos concursados. Além disso, os TAES acampados protestam ainda contra o PL 549/2010, que prevê o congelamento dos salários do funcionalismo público por 10 anos.  


Programação - Para esta quarta-feira (10), o Comando Nacional de Greve da FASUBRA Sindical tem uma programação intensa para quem participa do Acampamento da Greve. Para as 07 horas da manhã está marcado um café da manhã e caminhada para o MPOG. A partir das 16h, os caravaneiros fazem uma visita ao Congresso Nacional. Uma caminhada com Velas está prevista para as 18h, e encerrando as atividades será realizada uma vigília política e cultural.

3 comentários:

  1. Da Utfpr quantos foram lá defender a categoria??
    Quantos se inscreveram para essa caravana??
    Quantos???

    José Carlos

    ResponderExcluir
  2. José Carlos.

    Você está na marcha pelo jeito que fala. Só se pegou uma wireless do MPOG. rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. rsrs.
    De Francisco Beltrão, 6% do quadro funcional está em Brasília.

    ResponderExcluir

Paralisação Nacional 03 de abril 2024

 

As mais lidas